PÍLULA DE RECOMEÇO: O VAZIO DA SEPARAÇÃO

Hoje, lendo um depoimento no Grupo da Fórmula do Recomeço, me deparei com uma questão comum a muitas mulheres: a sensação de vazio que havia dentro do relacionamento, após a separação, insiste em permanecer. Por que raios esse sentimento não vai embora com o ex?       

Muitas vezes colocamos a expectativa da nossa felicidade no outro, como se o nosso parceiro (ou filhos, ou trabalho, ou algo externo) devesse preencher o vazio que sentimos. E então nos afastamos daquela “causa”, do que achamos ser responsável pela nossa angústia. Nos separamos, mudamos de cidade, pedimos demissão… E, uma vez sozinhas, eis a surpresa: percebemos que o vazio está em nós.

O que fazer?

É frustrante não haver um “salvador” para nossos dilemas existenciais. Seria tão mais fácil se houvesse uma pílula mágica (ou alguém) que pudesse nos salvar de nós mesmas! Dos nossos pensamentos negativos, da nossa baixa autoestima, da nossa tristeza e, muitas vezes, depressão.

Mas se há, nessa frustração, um lado bom é o fato de que, ao nos isolarmos e sermos obrigada a olhar para nós mesmas, percebemos que a cura está perto e ao nosso alcance: está dentro. Só o autoconhecimento preenche o vazio. É através dele, e só dele, que encontraremos um sentido à nossa existência.

Medite, encontre um hobby, faça um trabalho voluntário, leia livros, pinte um quadro, dance, invista em arte, em si mesma, vá preenchendo a sua vida de novidades, de mimos, de autoagrados, de palavras boas e positivas. Olhe-se no espelho, autoelogie-se.

Encontre sua beleza interior.

E, como um pescador que puxa a rede do mar, vá puxando pra fora o melhor de você. Sim, virão botas velhas e latas amassadas e sacolas plásticas na rede. Faz parte. Há tranqueiras internas que não tem jeito, estão lá, poluindo nosso espírito. É preciso autolimpar-se.

Não desista, continue colocando sua rede no seu oceano interno. Exercite esse pescar de emoções e sentimentos e pensamentos. Alimente-se de você. Todas nós temos um mar de respostas, mas para conhecê-las, é preciso mergulhar fundo. Não há outra forma de preencher o vazio.

O vazio é não pescar.

* Participe do Grupo da Fórmula do Recomeço, um espaço de acolhimento e escuta sem julgamento, só para mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *